livrar-superfluo

Em: Minimalismo

Livrar-se do supérfluo: “memórias”

Se você pretende eliminar o excesso de sua casa para dar espaço para os novos, objetos que pertencem à categoria de “memórias” são os mais difíceis de tomar a decisão fatal: manter ou deixar ir?

Na categoria memórias estão muitos objetos. Obviamente você não é obrigado a eliminar pela força.

Porém se “estiver” lendo estas linhas, talvez sinta que possui muitos itens que obstruem a casa e a mente, e esteja procurando alguns conselhos sobre como deixá-los ir.

Aqui estão algumas dicas para você começar:

Comece com algo mais simples

Se você quer eliminar o desnecessário de sua casa, é bom não começar eliminando as memórias logo de cara, que é a categoria mais difícil de gerir.

As memórias têm um forte valor emocional de modo que você pode deixá-las para o final, depois de praticar com as outras categorias.

Passado, presente e futuro

Às vezes, as memórias são um verdadeiro lastro: manter muitas coisas no passado não o deixa seguir o caminho em algumas situações.

Se você deseja excluir algumas memórias, mas não sabe como fazer, você pode tentar se concentrar no presente (e futuro) do que você está enfrentando e as novas aventuras que esperam por você.

O engraçado é que limitamos o presente por causa de lembranças do passado, como uma história de amor que deu errado… Estas devem ser as primeiras coisas que devem voar para longe!

Escolher

Se você nunca jogar nada, um dia você vai encontrar-se submerso, ou talvez você já esteja! Para cada grupo de objetos escolha algo representativo ou ao qual você está particularmente afeiçoado, e mantenha apenas um.

Pessoas que se foram

Os objetos pertencentes a entes queridos que se foram estão entre os mais difíceis de eliminar.

Mantê-los parece manter viva a memória e, portanto, nos fere deixá-los ir, mas na realidade sabemos que a memória não depende de o que colocamos em caixas ou fundo de um armário.

Mais uma vez, acho que uma boa solução é optar por manter algo em particular e melhorá-lo.

Depois de terminar a liberar as memórias ruins, você verá fortes resultados e a sensação de leveza, aprender a manter sua mente livre de lixo. E assim desfrutar do minimalismo com grande apreço. 😉

Participe do grupo no Facebook

E-book: O potencial de uma vida minimalista

Neste e-book, o leitor é encorajado a adotar um estilo de vida minimalista. As etapas para adaptar-se a viver uma vida plena, sem os excessos que caracterizam a sociedade moderna.

Ebook

Enviaremos um e-mail para confirmar seu download.